sábado, 21 de junho de 2008

Tudo é Verdade

Quando Orson Welles veio ao Brasil, em 1942, para filmar o carnaval carioca, resolveu abandonar o projeto apoiado pelos estúdios RKO em troca de um filme sobre a vida dos jangadeiros na enseada do Mucuripe.
Quatro Homens e uma Jangada contava a história de um pescador e tinha, como pano de fundo, a vida dos jangadeiros. Welles resolveu contar a história de um homem e sua façanha : Manuel Jacaré, o jangadeiro que, anos antes, comandara uma viagem de jangada de Fortaleza ao Rio de Janeiro para pedir ao então Presidente da República Getúlio Vargas melhores condições de trabalho para os pescadores.
Impressionado com a aventura - foram dias e dias de barco, numa jangada feita apenas com cinco troncos de uma madeira chamada piúba-, Welles tentou recontar a viagem no filme e convenceu Jacaré a refazer alguns trechos. Durante a filmagem da chegada ao Rio de Janeiro Jacaré morreu afogado - até hoje não se sabe como.
O filme teve o orçamento cortado pela produtora e ficou inacabado. Em 1990, os pesquisadores Catherine Benamou e Richard Wilson, de posse dos rolos de negativos reencontrados em Hollywood, montaram o material e concluíram as filmagens com cenas da atualidade. O resultado é o documentário It`s all true ( Tudo é Verdade). Concluído em 1993.
Manoel Jacaré, o herói do filme, é o nome de uma ladeira quase no final da beira-mar. Sua família vive na maior pobreza. Como diz o filme, tudo é verdade.

Nenhum comentário: